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Boletim
Informativo da
Associação Espírita de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor |
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a interferência dos espíritos • Vida
em sociedade: há espaço para o bem? • |
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Perguntas que nos fazem |
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Confira
agora a entrevista realizada pela Revista Internacional de Espiritismo
ao Dr. E irmão Raul Teixeira: Que
avaliação o plano espiritual apresenta do ideal do progresso moral
proposto pela doutrina espírita, diante das dificuldades humanas para
a sua concretização? Como
poderemos aprimorar a qualidade do ensino espírita, para que o
conhecimento produza os frutos que se espera? Melhorando
o nível de conhecimento dos instrutores, dos pregadores, dos
professores, daqueles que, enfim, se apresentam ou são convidados
para o labor de ensinar. Enquanto tivermos uma massa de companheiros
pouco interessada nos fundamentos da Codificação Kardequiana,
desconhecedora das reflexões dos livros clássicos do Espiritismo e
com pouca disposição para os estudos, claro é que a qualidade do
ensino espírita tenderá a decair sempre mais. Ninguém
poderá desejar viver uma proposta doutrinária que, por seu turno,
ignora. Não se concebe alguém que se disponha a 'vestir a camisa' de
uma doutrina sobre a qual jamais reflexionou. Além
dos textos psicografados, das mensagens psicofônicas e da inspiração
na oratória, os espíritos trazem, particularmente, orientações
para a tarefa da educação, especialmente em suas tarefas doutrinárias? Sem
sombra de dúvidas. Informam-nos os Benfeitores Espirituais que fora
do esforço educativo, permanente e de boa qualidade, será muito difícil
a transformação do gênero humano, uma vez que, consoante informa
Allan Kardec, a educação é a arte de forjar o caráter. Em
termos de educação espírita, propriamente dita, nas atividades
cotidianas de nossas instituições espíritas, como podemos avaliar a
proposta do Espiritismo e a realidade vivida atualmente? Sendo as pessoas espíritas os homens e mulheres comuns do mundo, vivenciando os mesmos embates e as mesmas necessidades dos demais; estando grande massa de freqüentadores das Instituições Espíritas em busca de melhorias da saúde, da família ou mesmo da vida material, pouco interesse estará voltado para a vivência prática de uma educação calcada nos generosos ensinamentos espíritas. Costuma-se utilizar jargões, tais como: "a natureza não dá saltos", "sou espírita mas não sou de ferro", "sou espírita sem fanatismo", para encobrir fraquezas do caráter, má vontade e espírito teimoso ou impertinente. Daí encontrarmos tantos embates em nossas Instituições, tantas competições, completamente fora de propósito, criando zonas de indisposições de nenhuma forma acordes com o espírito do Espiritismo, o que nos demonstra que a educação espírita ainda não é uma realidade generalizada.
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