Boletim Informativo da
Associação Espírita de Estudos Evangélicos
Francisco de Paula Victor
 
.

PÁGINA TEEN - O JOVEM ESPÍRITA E O MUNDO

          “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza”

                                                                        Paulo (I Timóteo; 4:12).

É neste sentido que a divindade entrega ao jovem espírita, a coroa da luta edificante, convocando-o para o trabalho regenerador, na seara do amado mestre Jesus.

Na historia da humanidade, destacaram-se muitos jovens, pela audácia de praticarem o bem.

Jovem era Joana D´Arc que aos quatorze anos de idade, manteve demorados diálogos com os espíritos que se diziam, Arcanjo, Catarina e Margarida, considerados santos pela igreja católica, que a induziram ao comando do desorganizado exército francês para as lutas contra os ingleses, culminando com a coroação de Carlos VII em Reims, que a abandonaria depois ao próprio destino de mártir.

Jovem também eram as irmãs Catarina e Margarida Fox, que ao darem inicio as comunicações com o mundo espiritual em Hydesville, nos Estados Unidos, deram inicio a uma nova era, voltada a conhecer as realidades do plano “invisível”.

E tantos outros seres notáveis, que começaram suas trajetórias na doutrina espírita ainda muito jovens, como é o caso de Yvonne A. Pereira, que aos quinze anos de idade, recebia páginas da literatura profana sob o controle mediúnico da entidade espiritual “Roberto de Canalejas”, e que a deixou encarregada de um “Posto mediúnico” para receituário e curas de obsessão.

E também, como não poderia deixar de ser mencionado, o querido “apostolo da mediunidade”, Francisco Cândido Xavier, que aos vinte e um anos de idade se revelou ao mundo com o livro Parnaso de além tumulo, e trilhou uma trajetória cheia de paz e amor, até o final de sua vida.

Jovens, não deixem abalar a sua fé, no momento em que a luta parecer ser dura demais, lembrem-se de que o mestre Jesus, manteve o alto padrão da jovialidade mesmo depois de ser crucificado, estando ainda em agonia, amenizou as circunstancias que laureavam à tarde de hediondez para cantar esperanças aos acompanhantes infelizes, acenando-lhes a promessa do paraíso, e confortando-lhes a noite pesada em que se afligiam intimamente com a luz maravilhosa da paz venturosa.

Os jovens, portanto, são “o alicerce” da sociedade infinitamente feliz, são a força, os mais velhos são a sabedoria, é necessário unir a força com a sabedoria, porque a força que não tem discernimento transforma-se em desastre, e a sabedoria que não tem força, não pode produzir nada.

Por isso, os jovens, aliados aos mais velhos, devem construir hoje o mundo que desejam ver amanhã.

“Jovens” o futuro vos espera, fremente de esperanças! E o passado vos contempla, animado pela confiança!

 

             Fontes:     Adolescência e Vida – Divaldo Franco – Espírito Joanna de Ângelis

                   Adolescer – Verbo transitório – Edson de Jesus Sardano

                   Convites da vida – Divaldo Franco – Espírito Joanna de Ângelis

                   Segue-me!... Francisco Cândido Xavier – Espírito Emmanuel

                   Reformador – maio de 1964


Rua Armindo Tank, Nº 80 • Cep 13484-299 • Vila Anita • Limeira - SP • Telefone: (19) 3451-4272