Boletim Informativo da
Associação Espírita de Estudos Evangélicos
Francisco de Paula Victor
 
.

O jovem diante do vestibular

 É chegada à primavera, a bela estação das flores. Entretanto, para os vestibulandos, é hora de acelerar o ritmo dos estudos, e lapidar as últimas arestas do conhecimento para o a hora do temido exame. É nesta época também que o jovem sente com mais intensidade as angústias e as responsabilidades desta fase tão importante de sua vida. Neste período, geralmente angustioso, é essencial que se viva com otimismo, determinação, e cada vez mais se faz necessário o apoio e a compreensão da família e dos amigos.

            As dificuldades encontradas pelo jovem durante o período de escolha profissional e anterior ao ingresso na universidade são muitas. Onde estudar? Que profissão seguir? São dúvidas freqüentes. Embora muitas vezes o jovem sinta-se compelido a seguir a profissão que mais agrada aos pais, ou a que lhe renda melhores salários.

É necessário que siga a profissão pela qual tenha maiores afinidades, pois, anteriormente, no plano espiritual, houve uma programação que determinaria o futuro profissional do ser reencarnante.

            O espírito encarna apto a desenvolver determinadas atividades profissionais que, se realizadas com amor e dedicação, lhe renderão progresso intelectual e moral. O jovem pode e deve ser orientado quanto ao seu futuro profissional, mas nunca obrigado a exercer esta ou aquela atividade que não lhe agrade.

            Outra questão relevante neste momento da vida do candidato à vaga universitária, é a maneira como se vêem os estudantes que concorrem a uma mesma vaga. Muitas vezes, tratam-se como inimigos, despendendo grande quantidade de energia mental no esforço de atrapalhar o crescimento de seu semelhante, ao invés disso, poderiam tornar-se aliados na luta por um mesmo ideal, ajudando-se mutuamente.

 O jovem espírita, quando em situação semelhante, tem grande responsabilidade. Além de crescer intelectualmente a partir de seu próprio esforço, cabe aos que estiverem em maior grau de esclarecimento, o auxílio humilde a quem necessite.

O progresso e a felicidade individual do homem dependem do progresso de todos os irmãos.

            Em todos os momentos da vida, é necessário que se tenha boa vontade, otimismo, e principalmente, confiança no Pai que garante as oportunidades necessárias ao crescimento de todos. Portanto, em momentos decisivos como o que tantos jovens estão vivendo, é essencial, para se alcançar com êxito qualquer objetivo, não só o esforço pessoal e o preparo do indivíduo, mas também que seja este o momento oportuno que lhe permitirá aproveitar adequadamente a chance que lhe for conferida.

 

Bibliografia:

Não Pise na Bola Richard Simonetti

O Livro dos Espíritos

O Evangelho Segundo o Espiritismo


Rua Armindo Tank, Nº 80 • Cep 13484-299 • Vila Anita • Limeira - SP • Telefone: (19) 3451-4272