Boletim Informativo da
Associação Espírita de Estudos Evangélicos
Francisco de Paula Victor
 
.

Orai e Vigiai

Alguns médiuns diante das adversidades que lhes acontecem, encontram motivos de desestímulo e desistência nas suas tarefas redentoras. Digo redentoras, pois a mediunidade, embora sendo um compromisso que requisita sacrifício, renúncia e dedicação, quanto colocada a serviço de Jesus, se transforma em abençoada escada de luz ligando a terra ao céu. Vejamos a experiência passada por Tiago Menor.

Conta-nos o Espírito Shaolin¹ que num casarão, na aldeia de  Betsaida pertencente a Galiléia, Jesus se reunia todas as noites, com os seus discípulos. ensinando-lhes as mais sublimes lições de amor que a humanidade já recebeu. Foram nesses momentos incomparáveis que os seus ensinamentos criaram raízes nos corações dos seus discípulos, ensinando-os a despirem-se do egoísmo, a esquecerem o orgulho, a não julgarem os outros, a abandonarem o ódio, a não pensarem em vingança, a fecharem os ouvidos à maledicência, a disciplinarem a língua, a viverem na luz da benevolência e a amarem ao seu próximo como a si mesmo.

Nessa igreja improvisada os discípulos deslumbrados com os ensinamentos do Divino Mestre, saíam para enfrentar no dia a dia a dura prova a que eram submetidos sem esmorecerem. Se no lado do bem o homem assim procede, no lado do mal na espiritualidade também, e muitas armadilhas foram preparadas pelos espíritos trevosos inimigos da luz abençoada do Evangelho de Jesus, na tentativa de desestimular o entusiasmo dos seus discípulos.

Assim também aconteceu com Tiago que depois de uma rápida pescaria com alguns companheiros, seguida da higiene corporal perambulava pelas ruas de Betsaida. Conversando aqui e ali, abre o seu dom de gentileza como luz que atrai ou espanta os que vivem nas sombras, dependendo do estado intimo de cada um. Aproxima-se de sua roda uma senhora idosa  que ficara paralítica. Seus gritos, frutos da ânsia de ver o discípulo do Cristo, fazem a massa humana abrir alas e a velha é posta aos pés do apostolo, pedindo que ele a curasse daquele mal que tanto a fazia sofrer.

Tiago se constrange, ela insiste! Tiago calado, ela pede! Tiago pensativo, ela implora pelo amor de Deus... que impusesse as mãos em seu corpo. Pressionado pelo povo, Tiago cede. Logo a velha sai correndo como se estivesse curada, a gritar: "Vede, amigos! Isso tudo é mentira!" E tirando os rotos panos da cabeça e da cintura, torna a falar: "Eu sou a dona da estalagem de Belém. Esses homens não adivinham nada! Eles são iludidos por um tal de Cristo, que nunca existiu e se regozijam com fábulas que somente interessam às crianças. " Tiago, mudo e trêmulo... e ela vociferando: "Fora o mentiroso! Fora o mentiroso! A massa revoltada começa a jogar pedras e excrementos de cavalo em Tiago. O discípulo, a passos lentos, retira-se, sentindo que suas costas eram alvo da multidão inconsciente. Olha para o horizonte e vê que o sol já se despedia da Terra e sente, amargurado, que dentro dele se escondia, no horizonte da sua esperança, o sol da alegria.

Naquela noite na casa dos pescadores após a prece proferida por Pedro, os discípulos notam a insistência do olhar do Mestre em direção a Tiago Menor que desajeitado pelo ocorrido momentos atrás, não consegue disfarçar a sua tristeza.

Jesus compreendendo o que se passava com o discípulo, diz-lhe:

-  Meu filho! Passaste por um vexame passageiro nesta tarde por confiares somente na vigilância.Esqueceste da oração, porque vigiar é de competência do saber, mas orar é força que movimenta a inspiração divina. Vigilância e oração se completam no esforço de evitar novas tentações. De qualquer maneira, o escândalo te faz lembrar que é preciso algum reparo no modo como proceder diante dos outros.

- Se não fossem os que nos atacam, os que nos apedrejam, os que nos caluniam, como experimentar o coração, que antes sorria? Eis que é necessário o escândalo, mas ai daquele que ainda é escravo dele. Se te consideras livre pelas linhas da verdade que pretendes dominar e seguir, não dês muita atenção aos ruídos exteriores, pois eles somente espantam os que desconhecem as leis de Deus.

- Se procuras a Pureza em todas as suas nuanças, não esqueças de vigiar todas as fraquezas, de vigiar todas as idéias, a começar por manter guarda permanentemente, sobre o que falas e fazes, porque a Pureza é a unidade de todos os dons da vida.

   - Tiago! Não esmoreças, meu filho. Segue avante no teu impulso de ser grande, sem esquecer que, para seres maior, é de lei que deves aprender a ser também o menor de todos. O homem de valor é aquele que tira das decepções ensinamentos, das ofensas lições maiores e, sentindo a violência dos outros nota, com urgência, o quanto vale o amor. Aprendamos, pois, com os métodos que a vida nos propõe.

Levantando-se Jesus, todos O acompanham. E muitos dos discípulos procuram Tiago Menor para se inteirarem do que se passara com ele na tarde daquele dia. Tiago, já sorridente, abraça a Pedro e sai contando a cura que ele operou, sem ter operado.

 

Bibliografia: Livro - Ave luz psicografia de João Nunes Maia


Rua Armindo Tank, Nº 80 • Cep 13484-299 • Vila Anita • Limeira - SP • Telefone: (19) 3451-4272