Página Inicial
Atividades
Contato
Downloads
Evangelho no Lar
Eventos
História
Limeira Espírita
Links
Livro de Visitas
Mensagens
Personalidades Notáveis


Redes Sociais

Visitantes

 

Departamentos da Associação

Departamento de Gestantes Analia Franco - MeiMei

Em agosto de 1979, a Associação decidiu criar,através do Departamento Assistencial MEIMEI - Assistência Social, um trabalho de atendimento a gestantes carentes em nossa cidade. Em 2/09/1979, solicitamos a encarregada dos cursos de gestantes da Federação Espírita do Estado de São Paulo, o envio do material necessário à implantação deste trabalho.
O material solicitado foi recebido no mês seguinte , e até meados de abril de 1980, só tínhamos conseguido uma voluntária, e quando os ânimos já haviam arrefecido, e poucas esperanças tínhamos quanto à realização deste trabalho, aparece na entidade, no trabalho de Preleção e Passes realizados às segundas feiras, uma voluntária, proveniente de São Paulo que participava de trabalhos junto às gestantes na FEESP
Decorridos alguns minutos, outra voluntária se apresenta, também vinda de São Paulo, onde sua mãe freqüentava a casa transitória, num trabalho semelhante. ,passados mais alguns minutos, e eis que aparece nova voluntária desta vez, originária de São Bernardo do Campo.
Assim, o que não conseguimos em oito meses, se realizou numa única hora, ficando essas mesmas voluntárias, responsáveis pela direção e execução desse trabalho.
O nome adotado foi o mesmo da FEESP (federação): Anália Franco - Meimei . sendo a primeira matrícula realizada no dia 30.04.1980.
Em 10.01.1982, devido ao crescimento desse trabalho, o mesmo foi desvinculado do departamento a que pertencia, passando a constituir-se em departamento.

.

Departamento Lar Albergue Casa do Caminho

Muitas pessoas em trânsito pela cidade, por não terem um lugar onde se abrigar, pernoitavam nas calçadas da estação ferroviária ou embaixo do viaduto.
pensou-se então em se criar um albergue, e no dia 11.08.1981, foi realizada no Paula Victor, uma reunião com a participação de todos os centros espíritas de Limeira. Nesta reunião foi nomeada uma comissão organizadora, e por sugestão de um dos confrades presentes, decidiu-se chamar o albergue de "Casa do Caminho".
Em 23.09.1981, em reunião com o prefeito municipal, este se comprometeu a locar um imóvel para o seu funcionamento, com a exigência de que uma das entidades espíritas de Limeira, legalmente constituída, assumisse esse compromisso junto à prefeitura local.
Todas as entidades espíritas de Limeira foram notificadas, e convocadas para no dia 06.10.1981 decidir qual delas emprestaria o seu nome à Casa do Caminho. como nenhuma se dispusesse a fazê-lo, o Paula Victor acabou assumindo.
No dia 08.11.1981, foi nomeada uma diretoria provisória com mandato de três meses, composta por integrantes dos centros espíritas de Limeira com a finalidade de elaborar o regimento interno para a sua constituição.
No dia 05.01.1982 foi eleita a primeira diretoria com mandato de 2 anos, e no dia 10.01.1982, foi transformado em departamento, denominando-se Departamento Lar Albergue Casa do Caminho.
Iniciando suas atividades no dia 19.07.1982, à rua Conselheiro Saraiva n.832, foi obrigado a encerrá-las em 08.07.1984, em decorrência da venda do prédio onde funcionava.
Em agosto de 1984 foi iniciada a construção da atual Casa do Caminho, na Avenida Rio Claro n.15, pela Associação, sendo inaugurada com o reinicio de suas atividades em 01.06.1992.

.

Departamento de Sopa Fraterna Meimei
A Associação criou em 08.04.1962 o departamento social, com a finalidade de distribuir alimentos às família necessitadas.
A distribuição de sopa começou no dia 12.08.1962 na Rua 11 de Junho n.º 238, no Bairro Boa Vista, onde era sua sede.
Em 12.05.1968, a Associação iniciou a construção da sua atual sede e em 29.03.1969, transfere suas atividades, com a inauguração do seu refeitório.
Em 18.02.1978, passou a denominar-se Departamento Assistencial Meimei - Assistência Social, que seria o responsável por todos os trabalhos da área de assistência social da entidade.
Em 11.11.1979 inicia um trabalho junto aos favelados no atual Jardim Glória, fornecendo-lhes alimentação, orientação, conserto de barracos etc.
Mais tarde a assistência aos favelados passou a ser realizada num velho casarão, próximo a eles, cedido gentilmente pelo proprietário, especialmente para este fim. Foram então implantados trabalhos de evangelização infanto-juvenil, de explanação e passes e distribuição de alimentos.
Em abril de 1980, foi iniciado o atendimento às gestantes carentes pelo grupo Analia Franco-Meimei.
Em meados de 1980, com a demolição do velho casarão, que oferecia perigo, e com a extinção da favela esses trabalhos foram encerrados.
Em novembro de 1981, foi iniciado o atendimento às pessoas em trânsito pela cidade, através do Lar Albergue Casa do Caminho
Em 10.01.1982, devido ao crescimento desses trabalhos houve a necessidade de transformá-los em departamentos , assim o Departamento Assistencial Meimei - Assistencia Social, foi desmembrado, constituído-se em:

o Departamento de Sopa Fraterna Meimei - atendimento às crianças carentes
o Departamento de Gestantes Anália Franco-Meimei - atendimento às gestantes carentes
o Departamento Lar Albergue Casa do Caminho - atendimento às pessoas em trânsito pela cidade.

.

Área doutrinária

Foi criado em 10.02.1985 um departamento destinado a dar apoio e suporte doutrinário à diretoria exercendo a função de uma sentinela permanente com o objetivo principal de assegurar a preservação da pureza doutrinária com fidelidade à doutrina codificada por Allan Kardec e de conformidade com os preceitos e a vivência do Evangelho de Jesus Cristo.
Como órgão normativo, esse departamento atuará em todas as divisões de serviços da associação, mantendo a qualidade doutrinária dos trabalhos através de normas e diretrizes devidamente aprovados pela diretoria.
No ano de 2001, com as alterações estatutárias os representantes dos departamentos passaram a fazer parte da diretoria da associação e a administração da casa passou a abranger duas Áreas distintas: a Administrativa e a Doutrinária tendo um presidente responsável para cada uma delas.
Desse modo a responsabilidade do Departamento de Orientação Doutrinária passou para a Presidência da Área Doutrinária bem como da diretoria, regulamentadas em normas e regimento interno, que deverão ser seguidos disciplinarmente.

.

Departamento de Infância e Juventude
Verificando o número de jovens que frequentavam a entidade e sentindo a necessidade de oferecer-lhes estudos doutrinários e atividades adequadas ao seu desenvolvimento, foi iniciado um trabalho voltado á juventude e à mocidade.
No dia 24.08.1980, foi realizada a primeira reunião, com a presença de quatro jovens, nascendo por opção do próprio grupo, a "Mocidade Espírita André Luiz".
Com o passar do tempo, as reuniões que aconteciam todas as manhãs de domingo, começaram a receber mais jovens interessados no conhecimento doutrinário. Este interesse em aprender e divulgar propiciou em janeiro de 1981, a tomada de duas importantes resoluções , que no futuro marcariam as características da mocidade: a primeira, com a decisão de se criar um boletim informativo da mocidade, com caráter educativo ; e a segunda com a criação de um trabalho de evangelização infanto-juvenil, pelos jovens que integravam a mocidade.
No dia 08.02.1981 foi editado o primeiro exemplar do boletim informativo "Limeira Espírita", e no mês seguinte iniciados os trabalhos de evangelização infantil aos domingos pela manhã , antes da reunião da mocidade.
Em 10.01.1982, devido ao crescimento dos trabalhos realizados pela mocidade, a mesma foi transformada em departamento, passando a denominar-se Departamento de Mocidade Espírita "André Luiz".
No decorrer do tempo, o departamento assumiu a biblioteca da casa, organizando-a e disponibilizando suas obras para os consulentes interessados.
Foi neste departamento que nasceram as atividades promocionais com o objetivo na época de angariar fundos para a construção da sede própria do Lar Albergue Casa do Caminho, e que nasceram todas as atividades de evangelização que hoje acontecem na casa onde em seu início, os evangelizadores eram todos jovens interessados em trabalhar para a doutrina através da evangelização infanto-juvenil.
Em 29.08.1999, com as alterações estatutárias, passou a ser denominado de Departamento de Infância e Juventude, subdividindo-se em dois setores:
  • setor de evangelização
  • setor de mocidade
Departamento de Campanhas e Promoções
Com o objetivo de angariar recursos financeiros para sua manutenção, a diretoria da Associação Espírita de Estudos Evangélico Francisco de Paula Victor, instituiu em 06.07.1991 a criação de uma comissão formada por elementos de todos os departamentos, que seria encarregada de promover todas as campanhas e promoções da entidade e principalmente criar o entrosamento entre todos os colaboradores da associação.

 

Voltar